Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 19/07/2016 20:59

MUHAB e MDM no debate da 7ª Conferência das Cidades

A 7ª Conferência Municipal das Cidades – “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” – foi este ano precedida de 32 Pré-Conferências (uma por subprefeitura) + 1 encontro geral, o que permitiu a Prefeitura e a SMDU corrigir os equívocos cometidos em 2013, e planejar o tamanho exato do evento que ocorreu novamente no Anhembi.

mdm_7_conferencia_das_cidades_18_07_2016

A Conferência no primeiro dia (abertura) teve um rico debate contando com a participação da Primeira Dama Ana Estela Haddad, do Secretario Fernando de Melo, que falou do papel da Secretaria (SMDU), em seguida houve uma palestra ministrada pela Ermínia Maricato, professora da Faculdade FAU/USP. No segundo dia ocorreram rodas de conversa sobre temas diversos, como: Habitat-Cidades Inclusivas, LGBT, Imigrantes, População em Situação de Rua, Negros, entre outros. O terceiro dia aprovou as propostas dos vários eixos, momento rico de interação dos participantes durantes os debates.

A coordenação do MUHAB acompanhou dezenas de Pré-Conferências, num grande esforço de fazer com que nossas Entidades participassem do processo. Algumas Entidades participaram de inúmeras plenárias, tiraram muitos delegados e se sacrificaram para levá-los. Outras participaram de uma ou outra e levaram alguns. Porém houve muitas que infelizmente não participaram de nenhuma, jogando para baixo nossa expectativa e planejamento de mobilização.

mdm_7_conferencia_das_cidades_18_07_2016_2

A conclusão que chegamos é de que devemos participar de momentos ilustres com autoridades importantes, onde todos gostam de estar presentes e apresentar suas demandas específicas, mas também de outros mais difíceis, onde precisamos gastar tempo, trabalho e saliva para mobilizar o Povo para Luta e defender os objetivos do MUHAB e suas filiadas, independente da situação política.

mdm_7_conferencia_das_cidades_18_07_2016_3

De qualquer forma, houve a participação num clima de muita tranquilidade entre os movimentos, bem diferente de 2013, onde havia uma disputa declarada de ambos os lados. Talvez, por essa razão a Conferência foi morna e sem muitas polêmicas. Fora isso, o fato do Governador Alckmin não chamar a Conferência Estadual e a incerteza de um Governo Federal questionável que poderá também não chamar a Nacional acabou por não estimular a participação.

De 72 delegados, o MUHAB em parceria com a Facesp tirou 12, sendo 8 titulares e 8 suplentes de nossas Entidades e 4 da Facesp. A Conferência Estadual que foi chamada apenas pela sociedade civil está marcada para 2,3 e 4 de Dezembro aqui na Capital, provavelmente na Praça das Artes, Centro de S. Paulo, com apoio das Prefeituras de São Paulo e São Bernado do Campo.

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo