Publicado em 10/09/2021 21:35
O MDM participou hoje, a convite da Secretaria Municipal de Habitação da assinatura do Programa Municipal de Habitação PODE ENTRAR, da Prefeitura de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes fez a assinatura do projeto nessa quinta-feira, (09/09/2021) durante a entrega de 108 unidades habitacionais do Residencial Viela da Paz, que faz parte do Programa de Urbanização de favelas, que beneficiará 1291 famílias removidas de áreas de risco ou em decorrência das obras de urbanização. O empreendimento está localizado na Zona Oeste da cidade.
O Prefeito falou do compromisso da Prefeitura com o Programa Pode Entrar, que foi assinado pelo então Prefeito Bruno Covas no final de 2019, e que hoje ele tem a honra de concretizar esse projeto, falou ainda da importância de atender quem mais precisa, e que vai trabalhar para fortalecer o Programa, informou ainda, que desde janeiro deste ano, foram cerca de 2 mil unidades, e até o final de 2021, está prevista a entrega de mais 2 mil novas moradias.
O Secretario de Habitação Orlando Faria falou da necessidade da Cidade de São Paulo ter seu próprio programa de Habitação, depois do fim do programa MCMV, assim como o novo programa de habitação destrava 10 mil unidades habitacionais em parceria com associações dos antigos CHAMAMENTOS da COHAB, que já tem recurso para começar obra, explicou ainda que o Programa também cria a carta de crédito concedida as famílias através da COHAB/SP.
A Coordenadora Geral do MDM – Nilda Neves, compôs o GT – Grupo de Trabalho, juntamente com a Secretaria de Habitação e Conselheiros de Habitação que ajudaram na elaboração do programa, definindo seus critérios de participação. O MDM esta trabalhando com sua assessoria técnica para contratar os empreendimentos do movimento que serão realizados dentro do Programa Pode Entrar: Empreendimento Guarapiranga, 480 unidades habitacionais, Empreendimento Elisio Teixeira leite 88 unidades e Empreendimento Adventista com 90 unidades.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, entregou nesta quinta-feira, 108 unidades habitacionais do Residencial Viela da Paz (Condomínio A1), localizado na Zona Oeste da cidade.
Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ainda serão entregues outros 122 apartamentos nesse conjunto habitacional. “Só neste ano já entregamos duas mil unidades habitacionais e até o fim do ano serão outras duas mil”, afirmou.
O Residencial Viela da Paz é um dos maiores empreendimentos habitacionais do Programa de Urbanização de Favelas da cidade de São Paulo e atende famílias removidas de áreas de risco ou em decorrência das obras de urbanização. Com os 108 apartamentos de hoje, já são 440 unidades entregues. Ainda estão previstos mais 122 imóveis para o segundo semestre do próximo ano.
Para o secretário municipal de Habitação, Orlando Faria, a entrega das chaves significa mudar a vida de uma família inteira. “São apartamentos com dois dormitórios, área de lazer e muita dignidade. É muito satisfatório ver isso e vai ser melhor ainda ver 49 mil unidades dessas serem entregues nos próximos anos”, disse Faria.
Uma das beneficiadas, Eunice de Jesus, não esconde a alegria em receber a sua moradia própria. “São oito anos aguardando por esse momento. É uma felicidade muito grande. Não vejo a hora de mudar para cá”.
Para a construção dos seis condomínios do Residencial e as obras de urbanização, foram investidos pela Prefeitura cerca R$ 136 milhões. Foram realizadas obras de pavimentação, sistema viário, abertura de ruas para o melhor acesso da população, contenção de encostas, terraplenagem, canalização de um córrego e drenagem pública de rede de esgoto. A previsão de término é para o segundo semestre de 2022.
O Programa de Urbanização de Favelas contempla também 352 domicílios da região que foram consolidados e receberão a posse de regularização fundiária até dezembro de 2022. Ainda na mesma região, estão previstas a construção de mais 377 novas moradias, totalizando o atendimento de 1291 famílias.
Os condomínios dispõem de área de lazer com playground, coleta seletiva, áreas ajardinadas e equipamentos para ginástica. Cada apartamento possui 42m² com dois dormitórios.
Dados de Habitação
De 2017 até setembro deste ano, cerca de 31,3 mil unidades habitacionais já foram entregues à população paulistana em parceria da Prefeitura com os governos Estadual e Federal e iniciativa privada. Desde janeiro deste ano, foram cerca de 2 mil unidades e até o final de 2021, está prevista a entrega de mais 2 mil novas moradias.
A Secretaria Municipal de Habitação também realiza ações de regularização fundiária na região. Desde 2017, cerca de 4.600 famílias foram beneficiadas e até 2024 a previsão é que mais de 5 mil famílias sejam beneficiadas na mesma região.
Compartinhe esta notícia:
Voltar ao Topo