Publicado em 17/05/2017 18:54
Coube ao Coordenador Geral do MUHAB apresentar a entidade e falar de sua atuação na Cidade de São Paulo, na reunião realizada na manhã de hoje (12). Foi lembrado do início da luta em 2013, no processo da Conferência Municipal daquele ano. “De lá para cá, participamos de todas as Conferências das Cidades, Audiências de Planos Diretores, Lei de Zoneamento e eleições de Conselhos Municipal e Estadual de Habitação, e do Conselho Estadual das Cidades, confirmando uma atuação concreta em Defesa da Moradia Popular”.
A reunião foi de apresentação, mas também para cobrar quais os planos da Secretaria de Habitação para a Cidade. O Secretário Municipal de Habitação Fernando Chucre fez uma abordagem mais geral sobre as idéias da pasta, entre elas, as principais que valem ressaltar são: agir no Ministério das Cidades na seleção dos projetos do PMCMV-E/FDS para valorizar entidades que tenham terrenos oriundos do Poder Público # Criar grupo de monitoramento conjunto Cohab/Sehab para atendimento aos movimentos # Realizar rotina de reuniões com movimentos organizados # Lei de Zoneamento deve simplificar as ferramentas para sua aplicação, via votação na CMSP.
O Secretário falou também sobre a implantação do programa de locação social em parceria com o governo federal, principalmente no Centro, mas também nas regiões, para o público em situação de alta vulnerabilidade. Nestes casos não há a titularidade para evitar a revenda dos imóveis. Citou além disso, a revisão de algumas Operações Urbanas, garantido o direitos das famílias já cadastradas. A Secretaria assumiu que não abrirá mão de áreas demarcadas como ZEIS, no processo participativo do PDE.
Por fim, afirmou que a sua secretaria irá reavaliar todos os benefícios do bolsa aluguel, que hoje somam 30 mil atendimentos e há quase 10 mil a mais na fila sendo pressionado pela Defensoria e a SMADS. Finalizou com a informação de que a Henriqueta – Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, começará em junho a seleção dos Projetos aprovados.
Compartinhe esta notícia:
Voltar ao Topo